28 de out. de 2010 | By BIOLOGIA - UTP
Morreu nesta quarta-feira, 27, a baleia jubarte que estava encalhada na praia de Geribá, em Búzios (RJ), desde a tarde da última segunda-feira. Por quase 36 horas, bombeiros e ambientalistas tentaram salvar o animal, que tinha 15 metros de comprimento e quase 40 toneladas.
De acordo com o médico veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, o mamífero entrou em choque e morreu por volta da 0h30. De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste, rumo à região da Antártida, após seu ciclo reprodutivo.
Uma tentativa de resgate estava programada para as 4 horas da madrugada, quando a maré estivesse cheia. Para a operação, a Petrobrás havia emprestado um rebocador, que estava no local desde a manhã de terça, além de cabos para que a baleia fosse puxada.
Uma tentativa anterior foi feita na terça à tarde com cordas, mas elas se romperam. A prefeitura de Búzios começou nesta quarta a operação de remoção da carcaça com uma retroescavadeira. O animal deverá ser levado para um aterro sanitário.
FONTE:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,encalhada-desde-segunda-feira-baleia-jubarte-morte-no-rio,630745,0.htm
CRÉDITOS DA FOTO:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4758740-EI8145,00-Baleia+encalhada+ha+dias+morre+em+praia+de+Buzios.html
0 comentários:
Postar um comentário